Orientações de Mestrado, Doutorado e Graduação concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rosiete Costa de Sousa. OBSERVATÓRIO ETNOFORMADOR EM TIMOR-LESTE: Uma tecnologia de formação por outro ethos pedagógico escolar/institucional?. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Suzani Cassiani.
2.
Larissa Zanella. ENTRE SILÊNCIOS E RESISTÊNCIAS: SENTIDOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Suzani Cassiani.
3.
Carlos Danilo Pires. A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE PROFESSORES NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFSC: UMA DISCUSSÃO SOBRE OUTROS ESPAÇOS PEDAGÓGIGOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Suzani Cassiani.
4.
Anselmo Xavier. FORMAÇÃO PROFESSORES DA BIOLOGIA EM LÍNGUA PORTUGUESA NO TIMOR-LESTE REFLETINDO AS DIFICULIDADES ACERCA DO PROCESSO ENSINO -APRENDIZAGEM. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Fundo de Desenvolvimento de Capital Humano-Timor Leste. Orientador: Suzani Cassiani.
5.
Daniel Prim Janning. A CODOCÊNCIA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NA UNIVERSIDADE NACIONAL TIMOR LOROSA?E: REFLEXÕES SOBRE COLONIALIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Suzani Cassiani.
6.
7.
Graziela Lunardi. UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TIMOR-LESTE: DAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO AOS SENTIDOS CONSTRUÍDOS NO ENFOQUE CTS. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Suzani Cassiani.
8.
Marinilde Karat. Autoria em discursos sobre resíduos sólidos: uma análise sobre produções audiovisuais de estudantes do Ensino Médio. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Suzani Cassiani.
9.
Guilherme de Domenico. O TEATRO NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: SENTIDOS, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO EM UMA PEÇA TEATRAL QUE CONTA UMA HISTÓRIA DE/SOBRE CIÊNCIA. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Suzani Cassiani.
10.
Fabíola Sell. Efeitos de Sentidos sobre Ciência e Tecnologia num blog de ciências. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Suzani Cassiani.
11.
ROGÉRIO MELO DE SENA. Ensino de ciências em escolas da Pedagogia Waldorf. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Suzani Cassiani.
12.
IRTA ARAUJO. O SAGRADO NA CULTURA DAS PARTEIRAS DO TIMOR LESTE. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Suzani Cassiani.
13.
14.
Gabriela Nóbrega Reses. Educação Ambiental Crítica: algumas condições de produção do imaginário de estudantes do ensino fundamental. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Suzani Cassiani.
15.
16.
Juliana de S. N. Arante. Interações entre alunos – guia e crianças visitantes num colégio agrícola. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Suzani Cassiani.
17.
18.
19.
Patrícia Montanari Giraldi. Linguagem em textos didáticos de citologia: investigando o uso de analogias. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Suzani Cassiani.
20.
Tese de doutorado
1.
2.
Bethania Medeiros Geremias. Produção de sentidos sobre tennologia no grupo Observatório da Educação-Ciências: discursos e problematizações. 2016. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Suzani Cassiani.
3.
4.
Patrícia Barbosa Pereira. O Programa Qualificação Docente e ensino Língua Portuguesa no Timor Leste: (PQLP): um olhar para o Ensino de Ciências Naturais. 2014. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Suzani Cassiani.
5.
Daniela Tomio. CIRCULANDO SENTIDOS, PELA ESCRITA, EM AULAS DE CIÊNCIAS Com a interlocução entre Fritz Müller, Charles Darwin e um coletivo de estudantes. 2012. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Orientador: Suzani Cassiani.
6.
7.
8.
9.
Tatiana Galieta Nacimento. INTERAÇÕES ENTRE SUJEITOS E TEXTOS: Analisando a produção de sentidos e o funcionamento de diferentes gêneros de textos nas aulas de Ciências. 2008. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Suzani Cassiani.
Supervisão de pós-doutorado
1.
Washington Ferreira. 2018. Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Suzani Cassiani.
2.
Aline Andreia Nicolli. 2011. Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Suzani Cassiani.
3.
Odissea Oliveira. 2011. Universidade Federal do Paraná, . Suzani Cassiani.
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Raíza Padilha. PELA SUPERAÇÃO DA COLONIALIDADE DO SABER: O CONCEITO DE BIOMAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Suzani Cassiani.
2.
Carlos Danilo Pires. ‘O PAPEL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA’. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi – Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Suzani Cassiani.
3.
Guilherme Augusto de Domenico Araujo. O papel do biólogo: o biólogo como educador nas questões ambientais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Suzani Cassiani.
4.
Narjara Zimmermann. Investigando a construção do discurso do professor em aulas de biologia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Suzani Cassiani.
5.
Marcia Strapazzon. O parque estadual da Serra do Tabuleiro como tema gerador de uma proposta de ensino de ciências”. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Suzani Cassiani.
6.
Jeniffer Nack Fisher. Investigações sobre o ensino de ciências da escola hospitalar: o caso da Klinik Schuleludwigsburg, Alemanha. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Suzani Cassiani.
7.
Marco Aurelio Machado. CONHECENDO ALGUMAS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O PERFIL DO BIÓLOGO-EDUCADOR. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Suzani Cassiani.
8.
Mariana Mascarenhas. A construção do lixo nas cartilhas de Educação Ambiental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Suzani Cassiani.
9.
Juliana Neves. INSERINDO VALORES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE GAROPABA – SC.. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Suzani Cassiani.
10.
Ticiana Tréz. Olhares de uma comunidade rural: um ponto de partida para reflexões das práticas agrícolas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Suzani Cassiani.
Iniciação científica
1.
Bianca de Morais. Umas e Ostras. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Abi – Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Suzani Cassiani.
2.
Marcella Olinto. Investigando a Formação de Professores e as leituras do Enem. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Suzani Cassiani.
3.
Valéria M Rusticci. Lixo. 1996. Iniciação Científica – Centro Universitário Nossa SEnhora do Patrocínio. Orientador: Suzani Cassiani.