Participação em Bancas de Mestrado, Doutorado e Graduação
1.
PEREIRA, P. B.; Suzani Cassiani; LORENZETTI, L.. Participação em banca de Tabatta Cristina Fritzen Lavarda. Sentidos sobre Biologia Molecular no Ensino Médio: potencialidades e limitações de uma sequência didática com enfoque nos estudos CTS. 2019. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) – Universidade Federal do Paraná.
2.
LOPES, E. T.; Suzani Cassiani. Participação em banca de Yasmin LIMA DE JESUS. POTENCIALIDADES E DESAFIOS AO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA INDÍGENA KURÂ-BAKAIRI A PARTIR DA PESCA COM O TIMBÓ: PERSPECTIVAS INTERCULTURAL E DECOLONIAL. 2019. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) – Universidade Federal de Sergipe.
3.
von LINSINGEN, Irlan; Giraldi, P. M.; RAMOS, Mariana Brasil; ALLIS, T; CASSIANI, S. Participação em banca de Morgana Dias Johan. A formação dos guias de turismo no campus Florianópolis-Contintente do Instituto Federal de Santa Catarina: uma análise com enfoque educacional CTS. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
4.
Nicolli, Aline; Miranda, I; CASSIANI, S. Participação em banca de Elisangela Fadul Dantas. ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO POSSIBILIDADE PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA, NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Acre.
5.
CASSIANI, S; Nicolli, Aline. Participação em banca de Adriana Maria de Souza Silva. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO E AS IMPLICAÇÕES PARA OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Quais sentidos podemos construir a partir da análise de Projetos Pedagógicos dos Cursos de licenciatura da Ufac?. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Acre.
6.
GLAVAM, C.; DALBA, L.; Costa, D.; Liao, T.; CASSIANI, S. Participação em banca de Valdirene Teixeira Flor. Liderdades reguladas nas aulas de matemática: uma problematização a partir de narrativas de professores. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
7.
Giraldi, P. M.; CASSIANI, S; PEREIRA, P.; Laffin, M H. Participação em banca de Patrícia Oening Machado. Sentidos de leitura e escrita na educação de jovens e adultos: implicações para o ensino de ciências. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
8.
Giraldi, P. M.; CASSIANI, S; Tomio, D.; LOPES, N.. Participação em banca de Arthur Prado Fleury Magalhães. O programa observatório da Educação como espaço formativo: compreensões de professores da Educação Básica sobre leitura e escrita no ensino de ciências. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
9.
EICHLER, M.; CASSIANI, S; LUNARDI, G.; MASSON, M.; CRUZ, F.F.. Participação em banca de Vanderlei Valim. CONDIÇÕES DE TRABALHO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: UM ESTUDO DE CASO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
10.
Nicolli, Aline; Miranda, I; SILVA, F. A.; CASSIANI, S. Participação em banca de Camila Almeida da Silva. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: concepções dos professores de Ensino Fundamental e a abordagem da temática em salas de aula. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Acre.
11.
RABONI, P.; TEIXERIA, L. R. M.; Suzani Cassiani. Participação em banca de Ana Laura Dias de Souza. Abordagem sistêmica no currículo de Mato Grosso do Sul e nos livros didáticos de ciências: uma análise documental. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
12.
Ramos, M. B; GUIMARAES, L. B.; REZENDE, L.; CASSIANI, SUZANI. Participação em banca de Renato Campos Vieira. Audiovisual em cena (de aula): o que dizem os professores do OBEDUFSC – Ciências. 2017.
13.
Suzani Cassiani; Nicolli, Aline; Carvalho, M. C. A. Participação em banca de Geane Reis de Farias. DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ACRE: FORMAÇÃO E SABERES. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Acre.
14.
Suzani Cassiani; Debus, E.; Giraldi, P. M.. Participação em banca de Diogo Sávio. A tecelagem de Tais no Timor-Leste e suas implicações para a educação matemática escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
15.
Suzani Cassiani; von LINSINGEN, Irlan; Debus, E.. Participação em banca de Venâncio Sarmento. O currículo de Biologia em Timor-Leste: um estudo de caso na escola 12 de novembro – Becora, Díli. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
16.
Ramos, M. B; Giraldi, P. M.; Debus, E.; Suzani Cassiani. Participação em banca de Alarico Amaral. Estratégias de formação continuada para docentes em Timor-Leste: olhares dos professores. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
17.
Giraldi, P. M.; Suzani Cassiani; DELIZOICOV, N.; NACIMENTO, T.. Participação em banca de Alberto Montalvão Neto. Discursos da genética em livro didáticos:implicações para o ensino de biologia. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
18.
DELIZOICOV, D.; von LINSINGEN, Irlan; Giraldi, P. M.; CASSIANI, S. Participação em banca de Luis Alves. A dialogicidade na formação continuada de professores da escola técnica de Becora/Timor-Leste. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
19.
NASCIMENTO, T. G.; Henrique César da Silva; Suzani Cassiani; CRUZ, S.. Participação em banca de Caterine Caum. UM LIVRO DIDÁTICO NA CIRCULAÇÃO DE SENTIDOS DE ENERGIA. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
20.
Oliveira, Odisséa Boaventura de; Marques, C. G.; Suzani Cassiani; Araújo, U. I. Participação em banca de Leandro Siqueira Palcha. A leitura e as formações discursivas na Formação Docente: entre o discurso da evolução biológica e as estratégias no ensino de ciências. 2012 – Universidade Federal do Paraná.
21.
Henrique César da Silva; COMPIANI, M.; Suzani Cassiani. Participação em banca de Cristiane Oliveira Barros. DISCURSOS ESCOLARES SOBRE O CICLO DO CARBONO. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas.
22.
OLIVEIRA, Odissea; Pimenta, S.G.; Higa, I.; Kuenzer, A; Suzani Cassiani. Participação em banca de Camila Itikawa Gimenes. Um Estudo Sobre a Epistemologia da Formação de Professores de Ciências: indícios na construção de identidades. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.
23.
Suzani Cassiani. Participação em banca de Graziele Baldoni da Silva. O ensino de genética por meio de uso de textos de divulgação científica. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.
24.
Suzani Cassiani. Participação em banca de Keli Cristina Maurina. Estudo das expectativas dos alunos a respeito da disciplina de física na 1a série do ensino médio. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
25.
Suzani Cassiani. Participação em banca de Narjara Zimmermann. Leitura e enisno de ciências/geociências: algumas condições de produção do imaginário e discursos de professores. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas.
26.
MOHR, Adriana; CARDOSO, T. M.; Schall, V. T; Suzani Cassiani. Participação em banca de Débora dos Santos. Aprendizados adquiridos no hospital: análise para um ensino de ciências na classe hospitalar. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
27.
DELIZOICOV, N.; MAESTRELLI, Sylvia; Suzani Cassiani. Participação em banca de Cecilia Maria Barradas. Ensino de Ciências e formação de professores que atuam na SIEF da rede municipal de ensino de Cascavel. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
28.
Aires, J. A.; Brito, M. A.; PINHO, J.; Suzani Cassiani. Participação em banca de Tathiane Milaré. Ciências na 8a série: da química disciplinar à química disciplinar à química do cidadão. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
29.
ROSA, Vivian Leyser da; MOHR, Adriana; Suzani Cassiani. Participação em banca de Luana von Linsingen. Literatura infantil no ensino de ciências: articulações a partir da análise de uma coleção de livros. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
30.
PINHO, J.; Suzani Cassiani. Participação em banca de Graziela Piccolli Richetti. A automedicação como tema social no ensino de química para o desenvolvimento da alfabetização científica e tecnológica. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
31.
MAESTRELLI, Sylvia; DELIZOICOV, N.; Suzani Cassiani. Participação em banca de Stella Schulz Macedo. Estratégias didáticas de professores ao lidar com concepções alternativas. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
32.
ALMEIDA, M. J. P. M.; Suzani Cassiani; OUTROS. Participação em banca de Carla Giulia Corsi Moreira Girardelli. Gestos de Interpretação na leitura de um texto literário de divulgação científica: crianças em situação escolar. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas.
33.
PINHO, J.; CUNHA, M. C. B.; ERN, E.; Suzani Cassiani. Participação em banca de Kátia Regina Cunha Flôr. Avaliação em processo: uma contribuição para dinamizar o ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
34.
PINHEIRO, T. F.; Suzani Cassiani; MION, R. A.; MORETTI, M. T.. Participação em banca de Michele Facin Hansen. Os Projetos de Trabalho e o Ensino de Ciências: uma Relação Entre Conhecimentos e Situações Cotidianas. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
35.
LINSINGEN, I. V.; Suzani Cassiani. Participação em banca de Emerson Pessoa Ferreira. Semiótica Visual na Educação Tecnológica – Significações da Imagem e Discurso Visual. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
36.
BAZZO, W; ROSA, Vivian L.; Suzani Cassiani; SERVILHA, E. A.; PINHO, J.. Participação em banca de Janice Westphal Roman Nappi. A voz e a construção do conhecimento – um encontro possível. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
37.
TERRAZZAN, E.; Suzani Cassiani; DINIZ, R. E. S.. Participação em banca de Lisandra Almeida Lisovski. Organização e desenvolvimento do estágio curricular na formação de professores de biologia. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.
38.
MARQUES, C. A.; Suzani Cassiani; ANGOTTI, J. A.. Participação em banca de Fábio Peres Gonçalves. O texto de experimentação na educação em química: discursos pedagógicos e epistemológicos. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
39.
MORAES, Edmundo; Suzani Cassiani; ARRUDA, V. L. V.; MOHR, Adriana. Participação em banca de Cláudia Monteggia Varela. Análise do tema ecologia nos livros didáticos de biologia a partir de uma perspectiva relacional. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
40.
FORMAGGIO, F.; Suzani Cassiani; SOPELSA, O.. Participação em banca de Márcia de Bona Lazzari. Educação Ambiental: da concepção de professores às práticas escolares na pré-escola, primeiro e segundo ciclos do ensino fundamenal. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Multidisciplinar em Ciências da saúde hum) – Fundação Universidade do Contestado – Campus Concórdia.
41.
PINHO, J.; Suzani Cassiani; CARVALHO, A. M. P.. Participação em banca de Ilse Abegg. Ensino-investigativo de ciências naturais e suas tecnologias nas séries iniciais do ensino fundamental. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
42.
Suzani Cassiani. Participação em banca de Ana Paula Netto Carneiro. A evolução biológica aos olhos de professores não-licenciados. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
43.
Suzani Cassiani; MAESTRELLI, Sylvia; QUADROS, Ronice M; ROSA, Vivian Leyser da. Participação em banca de Nydia Mara Pinheiro Lorenzini. A aquisição de um conceito científico por alunos surdos de classes regulares do ensino fundamental. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
44.
ROSA, Vivian L.; Suzani Cassiani; MOHR, Adriana; SCHEIB, Leda. Participação em banca de Lidiane Goedert. A formação de professores de biologia e a prática docente – o ensino da evolução. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
45.
MORAES, Edmundo; Suzani Cassiani; ARIANE; MAESTRELLI, Silvia. Participação em banca de Taciana Mara da Silva Seemann. Visões de Mundo e representações de meio ambiente entre licenciandos da UFSC. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina.
46.
Suzani Cassiani. Participação em banca de Odissea Boaventura de Oliveira. A escrita no ensino de ciências: do senso comum rumo ao saber científico?. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas.
Teses de doutorado
1.
GORETTE, M.; OSTERMAN, F.; CASSIANI, S; NORONHA, C. A.; MOREY, B. B.. Participação em banca de LÍVIA CRISTINA DOS SANTOS SILVA. A ARGUMENTAÇÃO E A CONSTRUÇÃO E CRÍTICA DO CONHECIMENTO POR MEIO DE ATIVIDADES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
2.
ANGOTTI, J. A.; TORRIGLIA, P.; SELLES, S. E.; MASSON, G.; Suzani Cassiani. Participação em banca de Rodrigo Diego de Souza. TRABALHO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL. 2019. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
3.
Oliveira, G. M.; Guerine, A; GOROVITZ, S.; von LINSINGEN, Irlan; Suzani Cassiani. Participação em banca de Paula Clarice Santos Grazziotin de Jesus. POLÍTICA E PLANEJAMENTO LINGUÍSTICO PARA CIÊNCIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADES DO MULTILINGUISMO PARA A PRODUÇÃO E A DIFUSÃO DE CONHECIMENTO. 2018. Tese (Doutorado em Lingüística) – Universidade Federal de Santa Catarina.
4.
Nardi, R.; CASSIANI, S; Cortella, Beatriz; Teixeira, O; Abril, O.. Participação em banca de Andréa Cristina Souza de Jesus. Sentidos produzidos por Licenciandos em Física no Contexto do Estágio sobre Temas de Pesquisa e Ensino. 2017. Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
5.
ALMEIDA, M. J. P. M.; CASSIANI, S; Cortella, Beatriz; COMPIANI, M.; Pinto, Ana L. G.. Participação em banca de Glória Lúcia Magalhães. Possibilidades e Limites da socialização de um trabalho pedagógico de ciências com professores dos anos iniciais. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educaçãqo) – Universidade Estadual de Campinas.
6.
Laffin, M H; Debus, E.; AGNE, S.; SGANDERLA, A.; SANCEVERINO, A.; MAURICIO, W.; CASSIANI, S. Participação em banca de Victor Brito. As políticas públicas de avaliação para a educação de adultos em Timor-Leste, no contexto do período pós-independência. 2017.
7.
OLIVEIRA, Odissea; Suzani Cassiani; PIASSI, L P C; HIGA, H.; JANZEN, H E. Participação em banca de Júlio Cesar David Ferreira. Ficção Científica e Ensino de Ciências: seus entremeios. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.
8.
Herzog, B.; Martin, R; Santiago, M.; Suzani Cassiani; Hincapié, J. Participação em banca de SABINE HEISS. EL PODER DE LAS PALABRAS – CONSTRUCCIÓN DISCURSIVA Y SU INTERRELACIÓN CON LAS (DES)IGUALDADES SOCIALES: UN ESTUDIO DEL DISCURSO DE ONG DE DESARROLLO EN COLOMBIA DESDE EL PENSAMIENTO DECOLONIAL. 2016. Tese (Doutorado em POSTGRADO Y DOCTORADO POSTGRADO Y DOCTORADO DE LA UNIVERSIDAD PABLO DE OLAV) – Universidad Pablo de Olavide.
9.
von LINSINGEN, Irlan; MENESES, M. P.; JACINSKI, E.; Giraldi, P. M.; FERREIRA, E. P.; CASSIANI, S. Participação em banca de Raquel Former Corrêa. Tecnologias Sociais e educação: possibilidades e limites de tranformação de sentidos. 2016. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
10.
Oliveira, Odisséa Boaventura de; ALMEIDA, M. J. P. M.; Gimenes, C I; Araújo, U. I; CASSIANI, S. Participação em banca de Leandro Siqueira Palcha. ?O EFEITO-LEITOR NA MEDIAÇÃO DE CONHECIMENTOS DO ESTÁGIO: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS?,. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.
11.
ALMEIDA, M. J. P. M.; MEGID, J.; Suzani Cassiani; Soares, D. M. Participação em banca de Thirza Pavan. Energia nuclear mediante o enfoque ciência, tecnologia e sociedade na formação inicial de professores de física. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas.
12.
LINSINGEN, I. V.; FARACO, C.A.; Thomas, H; Henrique César da Silva; Suzani Cassiani. Participação em banca de Edson Jacinski. Sentidos das interações entre tecnologia e sociedade na formação de engenheiros: limites e possibilidades para repensar a Educação Tecnológica. 2012. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
13.
LINSINGEN, I. V.; CRUZ, F.F.; Suzani Cassiani. Participação em banca de Emerson Pessoa Ferreira. Estética Crítica e Educação tecnológica. 2012. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
14.
ANGOTTI, J. A.; Suzani Cassiani; PERNAMBUCO, M. M. C.; ABBEG, I.; SCHNEIDER, M. C. K.. Participação em banca de Alexandre Motta. TECNOLOGIAS E AS COMPETÊNCIAS DO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM CURSOS TECNOLÓGICOS. 2011. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
15.
ANGOTTI, J. A.; Suzani Cassiani; Giordan, M. Participação em banca de Denise Nogueira Heidrich. Construção e avaliação de hipermídia educational sobre tópicos de carboidratos. 2009. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
16.
MORETTI, M. T.; Suzani Cassiani; OUTROS. Participação em banca de Tarcisio Kummer. Estratégias metodológicas para un proceso de ensenanza-aprendizaje significativo y reflexivo del algebra elemental en la educacion basica. 2007. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
17.
Suzani Cassiani. Participação em banca de Maria do Perpétuo Socorro Soares Teixeira. Un modelo pedagogico para educacion a distancia con el uso de las técnologias de la información y las comunicaciones en el centro federal de educación técnica de maranhão. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
18.
Suzani Cassiani. Participação em banca de Noemi Boer. Educação Ambiental e visões de mundo: uma análise pedagógica e epistemológica. 2007. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
19.
TRIVELATTO, S. L. F.; ALMEIDA, M. J. P. M.; Suzani Cassiani; BARZOTTO, V. H.; ABIB, M. L. V. S.. Participação em banca de Odissea Boaventura de Oliveira. Discurso dos licenciandos em ciências biológicas: um caminho para a reflexão sobre a formação de professor-autor. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo.
20.
FERRARI, N.; CARNEIRO, M.H.S.; ALMEIDA, DARCY F.; DELIZOICOV, N.; HOFMANN, P.; Suzani Cassiani; CRUZ, F.F.. Participação em banca de Neusa M. J. Scheid. A Contribuição da História da Biologia na Formação Inicial de Professores de Ciências Biológicas. 2006. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
21.
FERRARI, N.; DELIZOICOV, D.; PERNAMBUCO, M. M. C.; Suzani Cassiani; SILVA, L. A.; MORETTI, M. T.; MOHR, Adriana. Participação em banca de Vera Lucia Balh de Oliveira. Fronteiras do conhecimento escolar: o tema da reprodução assisitida e a formação de professores. 2006. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
22.
Suzani Cassiani; MORAES, Edmundo. Participação em banca de Yára Christina Cesário Pereira. Formação e docência: a construção de um conhecimento integrado no curso de Pedagogia -. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina.
23.
Suzani Cassiani. Participação em banca de Ione I P Slongo. A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina.
24.
Suzani Cassiani. Participação em banca de Paulo Cesar de Almeida Raboni. Atividades Práticas de Ciências Naturais na Formação de Professores para as séries iniciais. 2002. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas.
Qualificações de Doutorado
1.
OSTERMAN, F.; GERALDI, W; RESENDE, F; Suzani Cassiani. Participação em banca de DIOMAR CARÍSSIMO SELLI DECONTO. O PENSAMENTO BAKHTINIANO E A PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: ELEMENTOS PARA UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA CONTRA-HEGEMÔNICA. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
2.
Oliveira, G. M.; GOROVITZ, S.; Suzani Cassiani. Participação em banca de Paula Clarice Santos Grazziotin de Jesus. Política e planejamento linguístico para ciência e educação superior: possibilidades do multilinguismo para a produção e a difusão de conhecimento. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) – Universidade Federal de Santa Catarina.
3.
OSTERMAN, F.; Suzani Cassiani; NORONHA, C. A.; GORETTE, M.. Participação em banca de LÍVIA CRISTINA DOS SANTOS SILVA. A ARGUMENTAÇÃO E A CONSTRUÇÃO E CRÍTICA DO CONHECIMENTO POR MEIO DE ATIVIDADES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
4.
Flores, C; CASSIANI, S; MACHAO, R.. Participação em banca de Angelica D’ avila Tasqueto. Encontros entre Ciência e Arte na formação docente – Resistências possíveis. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
5.
von LINSINGEN, Irlan; MENESES, M. P.; FERREIRA, E. P.; Giraldi, P. M.; Suzani Cassiani. Participação em banca de Raquel Former. Tecnologias Sociais: possibilidades e limites de transformação de sentidos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
6.
Suzani Cassiani; von LINSINGEN, Irlan; JACINSKI, E.; PEREIRA, P. B.; Gouvea, A. Participação em banca de Fátima Suely Ribeiro Cunha. A PESQUISA NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES EM/PARA TIMOR-LESTE: UM CAMINHO DE CONSTRUÇÃO DO OLHAR ACERCA DOS DISCURSOS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
7.
Oliveira, I M; VICTOR, S. L.; COELHO, G. R.; SA, E. F.; Suzani Cassiani. Participação em banca de Patrícia Silveira da Silva Trazzi. A ação mediada em uma sala de aula de biologia: um enfoque a partir dos conceitos fotossíntese e respiração celular. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo.
8.
ALMEIDA, M. J. P. M.; CHINELLATO, C. D.; Suzani Cassiani. Participação em banca de Thirza Pavan. Energia Nuclear mediante o enfoque ciência, tecnologia e sociedade na formação inicial de professores de física. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas.
9.
BAZZO, W; DELIZOICOV, D.; Ros, M.A; Suzani Cassiani. Participação em banca de Monica de Calda Rosa dos Anjos. Ultrapassando Fronteiras na construção e socialização do conhecimento cient[ifico e tecnológico? Um olhar para a extensão universitária. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
10.
LINSINGEN, I. V.; FARACO, C.A.; CALDEIRA, A.D.; Suzani Cassiani. Participação em banca de Edson Jacinski. Uma análise discursiva das interações entre tecnologia e sociedade na formação de engenheiros. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
11.
DELIZOICOV, D.; Suzani Cassiani; ZYLBERSTAJN, A.; Kawamura, M.R.. Participação em banca de Inês Prieto S. Sauerwein. A formação continuada de professores de ciências/física – natureza, desafios e perspectivas. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
12.
Suzani Cassiani; DELIZOICOV, D.; MARTINS, I; LINSINGEN, I. V.. Participação em banca de Tatiana Galieta Nascimento. Leituras da Divulgação Científica na Formação Inicial de Professores de Ciências. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
13.
DELIZOICOV, D.; FERRARI, N.; REIGOTA, M. S.; Suzani Cassiani. Participação em banca de Leonir Lorenzetti. Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil: um estudo a partir de dissertações e teses. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
14.
MORAES, Edmundo; Suzani Cassiani; ROSA, Vivian L.; GIORDANI, E. M.. Participação em banca de Noemi Boer. Educação e Problemática Ambiental: uma reflexão epistemológica e Pedagógica. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
15.
Suzani Cassiani; MOHR, Adriana; DELIZOICOV, D.; FERRARI, N.. Participação em banca de Vera Lúcia Bahl de Oliveira. Fronteiras do conhecimento escolar: o caso da reprodução assistida e a formação de professores de biologia. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
16.
DELIZOICOV, D.; ZYLBERSTAJN, A.; ROSA, Vivian L.; Suzani Cassiani. Participação em banca de Ione Slongo. A pesquisa em educação na área da biologia. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
Qualificações de Mestrado
1.
MOHR, Adriana; HOFMANN, P.; DUSO, L.; Suzani Cassiani. Participação em banca de Otávio Silva Custódio. O Biólogo (como) Educador nos cursos diurnos das ciências biológicas da UFSC. 2019.
2.
Nicolli, Aline; CASSIANI, S; DAMASCENO, E.. Participação em banca de ADRIANA MARIA DE SOUZA SILVA. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E AS IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: Quais sentidos podemos construir a partir da análise dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura da Ufac?. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) – Universidade Federal do Acre.
3.
CASSIANI, S; RAMOS, Mariana Brasil. Participação em banca de João Gabriel da Costa. A educação em ciências naturais na imprensa operária da primeira República. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
4.
RAMOS, Mariana Brasil; CASSIANI, S. Participação em banca de Elis Afini da Silva. Educação para as relações étnico-raciais no Exame Nacional de Desempenho do estudante de Licenciatura em Ciências. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
5.
PEREIRA, P. B.; LORENZETTI, L.; CASSIANI, S. Participação em banca de Tabatta Cristina Fritzen da Silva Lavarda. Sentidos sobre Biologia Molecular no Ensino Médio: uma análise das potencialidades e limitações de textos alternativos ao livro didático. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) – Universidade Federal do Paraná.
6.
CASSIANI, S; LOPES, E. T.; SILVA, A. C. T. E.. Participação em banca de Yasmin LIMA DE JESUS. DESAFIOS E POSSIBILIDADES AO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA INDÍGENA BAKAIRI A PARTIR DA PESCA COM O TIMBÓ: PERSPECTIVAS INTERCULTURAL E DECOLONIAL. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) – Universidade Federal de Sergipe.
7.
CASSIANI, S; SANCHEZ, C.; Ramos, M. B; CORDEIRO, M.. Participação em banca de Larissa Zanella. Entre silêncios e resistências: sentidos sobre gênero e sexualidade em licenciaturas de ciências biológicas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
8.
von LINSINGEN, Irlan; ALIS, T.; CASSIANI, S; Giraldi, P. M.. Participação em banca de Morgana Dias Johann. A formação de guias de turismo do IFSC Contintente: uma análise com enfoque educacional CTS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
9.
RABONI, P.; TEIXERIA, L. R. M.; CASSIANI, S. Participação em banca de Ana Laura Dias De Souza. ANÁLISE DE UMA [IN]CORPORAÇÃO DA ABORDAGEM SISTÊMICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DE MATO GROSSO DO SUL E NOS LIVROS DIDÁTICOS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educacao) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
10.
Nicolli, Aline; SOUZA, S C; CARVALHO, M. A.. Participação em banca de Geane Reis de Farias. DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: QUAIS SABERES DEVEM CONSTITUIR A FORMAÇÃO DESTES DOCENTES?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) – Universidade Federal do Acre.
11.
Nicolli, Aline; Suzani Cassiani. Participação em banca de Elisangela Fadul. MUSEUS DE CIÊNCIA: implicações das concepções de docentes, que atuam em aulas de ciências, nos anos iniciais, do Ensino Fundamental, às práticas pedagógicas. 2017.
12.
EICHLER, M.; LUNARDI, G.; CASSIANI, S. Participação em banca de Vanderlei Valim. CONDIÇÕES DE TRABALHO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: UM ESTUDO DE CASO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
13.
MOHR, Adriana; MAESTRELLI, Sylvia; Suzani Cassiani. Participação em banca de Elisa Orlandi. A Prática como Componente Curricuar na UFSC. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
14.
Debus, E.; Laffin, M H; Giraldi, P. M.; Suzani Cassiani. Participação em banca de Joào dos Santos. O Infordepe e a formação de professores em Timor Leste. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina.
15.
GLAVAM, C.; Suzani Cassiani; Giraldi, P. M.. Participação em banca de Diogo Sávio. A tecelagem de tais em Timor-Leste e suas implicações para a Educação Matemática Escolar. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
16.
GLAVAM, C.; Suzani Cassiani; Taschetto, L R. Participação em banca de Aline de Góis. Tornar o aluno crítico: enunciado (in) questionável no discurso da Educação Matemática. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
17.
Nicolli, Aline; Suzani Cassiani; Miranda, I. Participação em banca de Nubia. CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA: Dos sentidos construídos às implicações para a aprendizagem de conceitos científicos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Acre.
18.
Debus, E.; Suzani Cassiani; Giraldi, P. M.; Laffin, M H. Participação em banca de João dos Santos. O infordepe e os caminhos para a formação continuada de professores do Timor Leste. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina.
19.
Giraldi, P. M.; Suzani Cassiani; LINSINGEN, I. V.; Debus, E.. Participação em banca de Venancio Sarmento. O currículo de biologia no Timor-Leste: um estudo de caso na escola 12 – Becora – Díli. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
20.
Laffin, M H L; Suzani Cassiani; Debus, E.; HARDT, L.. Participação em banca de Longuinhos da Silva. A FORMAÇÃO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL DOCENTE NO CONTEXTO DO PLANO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO INFORDEPE, NO PERÍODO DE 2008/2011. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina.
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Giraldi, P. M.; FLEURY, A.; CASSIANI, S; RIBEIRO, S.. Participação em banca de Ana Lara Schlindwein da Silva.CAMINHOS DECOLONIAIS ÀS MARGENS DO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DO POEMA MORTE E VIDA SEVERINA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi – Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Santa Catarina.
2.
Lopes, B. C; MOHR, A.; Suzani Cassiani. Participação em banca de Daniel Prim Janning.Divulgação científica sobre formigas (Hymenoptera: Formicidae) em livros: análise e propostas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi – Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Santa Catarina.
3.
ROSA, V. L; MORAES, Edmundo; Suzani Cassiani. Participação em banca de Rodrigo José Antonio Beltrame.A concepção de natureza entre estudanes do curso de graduação em ciências biológicas da UFSC. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Santa Catarina.
4.
Suzani Cassiani. Participação em banca de Cid Rodrigo Rodriguez Espínola.Aves na escola: análise de livros didáticos do ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Santa Catarina.
5.
ARRUDA, V. L. V.; GUIMARAES, L. B.; Suzani Cassiani; LINHEIRA, Caroline. Participação em banca de Gabriela de Leon Nóbrega Reses.Metodologias de Educação Ambiental: a água como tema gerador. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Santa Catarina.
6.
MOHR, Adriana; CARDOSO, Terezinha; VAZ, A. F.; Suzani Cassiani. Participação em banca de Fernando Zanette.Perfil do professor de ciências e biologia: uma análise das expectativas da escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Santa Catarina.
7.
ROSA, Vivian L.; Suzani Cassiani; BUSS, A.. Participação em banca de Luana von Linsingen.Feios, Nojentos e Perigosos: os animais e o ensino de biologia através de livros paradidáticos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Santa Catarina.
8.
VAZ, A. F.; Suzani Cassiani; GONCALVES, M. C.. Participação em banca de Lisandra Invernizzi.Educação Física na classe hospitalar: subsídios para a cosntrução de uma perspectiva educacional nas séries iniciais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) – Universidade Federal de Santa Catarina.
9.
VAZ, A. F.; MOHR, Adriana; CARDOSO, T. M.; Suzani Cassiani. Participação em banca de Débora dos Santos.Classe Hospitalar e ensino de ciências: identificação da literatura e análise da temática em artigos e periódicos e resumos de congressos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Santa Catarina.
10.
MOHR, Adriana; ROSA, V. L; MORAES, Edmundo; Suzani Cassiani. Participação em banca de Caroline Z. Linheira.O ensino de Ciências e a educação ambiental: uma análise a partir do livro didático. 2004 – Universidade Federal de Santa Catarina.
11.
BRUGGER, P.; Suzani Cassiani; GUIMARAES, L. B.; TREZ, T.. Participação em banca de Mariana Brasil Ramos.Leituras das relações entre humanos e outros animais em três filmes hollywoodianos. 2003 – Universidade Federal de Santa Catarina.