Produção Bibliográfica – ARTIGOS

1.

Barbosa, A ; Suzani Cassiani ; PAULINO, V. . A implementação do Currículo do Ensino Secundário geral em Timor-Leste: desafios e possibilidades. Perspectivas Educativas, v. 8, p. 304-324, 2019.

2.

SILVEIRA, J C ; CASSIANI, S ; von LINSINGEN, Irlan . Escrita e autoria em texto de iniciação científica no ensino fundamental: uma outra relação com o saber é possível?. Ciência e Educação (UNESP), v. 24, p. 9-25, 2018.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516- 73132018000100009&lng=pt&tlng=pt
3.

 CASSIANI, S. Reflexões sobre os efeitos da transnacionalização de currículos e da colonialidade do saber/poder em cooperações internacionais: foco na educação em ciências. Ciência e Educação (UNESP), v. 1, p. 225-244, 2018.

 http://www.scielo.br/readcube/epdf.php?doi=10.1590/1516- 731320180010015&pid=S1516-73132018000100225&pdf_path=ciedu/v24n1/1516- 7313-ciedu-24-01-0225.pdf&lang=pt
4.

BARBOSA, A. T. ; Suzani Cassiani . CIRCULAÇÃO DE SENTIDOS DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Educação & Formação, v. 2, p. 52-71, 2017.

5.

Geremias, B M ; Suzani Cassiani ; von LINSINGEN, Irlan . Cuestiones sociotecnológicas en la formación de profesores de ciencias: una perspectiva discursiva. Revista Iberoamericana de Educación (Online), v. 70, p. 115-128, 2016.

6.

Suzani Cassianivon LINSINGEN, Irlan ; PEREIRA, P. B. . (Pre)textos para pensar a cooperação educacional em Timor-Leste: Algumas referências ao internacionalismo solidário. OFICINA DO CES, v. 429, p. 1, 2016.

7.

FLÔR, Cristhiane Cunha ; CASSIANI, SUZANI . QUAL QUÍMICA ENSINAR? REFLEXÕES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO QUÍMICA E FORMAÇÃO DE LEITORES EM AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. REFLEXÃO E AÇÃO (UNISC. IMPR.), v. 24, p. 366-381, 2016.

8.

CASSIANI, Svon LINSINGEN, Irlan ; PEREIRA, P. B. . (Pre)textos para pensar a cooperação educacional em Timor-Leste: algumas referências para o internacionalismo solidário. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 34, p. 390-414, 2016.

9.

Geremias, B M ; CASSIANI, S . A TECNOLOGIA COMO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Revista Inter Ação, v. 41, p. 743, 2016.

10.

CASSIANI, SPEREIRA, P. B. ; JANNING, D. P. ; Barbosa, A ; Soares, F. F. ; Cunha, S. ; von LINSINGEN, Irlan . ALGUNS ESTUDOS SOBRE A COOPERAÇÃO EDUCACIONAL EM TIMOR LESTE: FOCO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 6385, 2016.

11.

Barbosa, A ; CASSIANI, S . EFEITOS DE COLONIALIDADE NO MANUAL DO ALUNO DE BIOLOGIA DO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL EM TIMOR-LESTE. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBio), v. 9, p. 6680-6690, 2016.

12.

SILVEIRA, J C ; Suzani Cassiani . Iniciação Científica no ensino fundamental: a escola e seu lugar problematizador das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. SENSOS-E REVISTA MULTIMÉDIA DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO, v. III, p. 1, 2016.

13.

PEREIRA, P. B. ; Suzani Cassiani ; LINSINGEN, I. V. . International educational cooperation, coloniality and emancipation: the Program Teacher Qualification and Portuguese Language Teaching in East Timor and the teacher education. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 12, p. 1-21, 2015.

14.

Barbosa, A ; Suzani Cassiani . EFEITOS DE COLONIALIDADE NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DO ENSINO SECUNDÁRIO EM TIMOR?LESTE. Dynamis (FURB. Online), v. 21, p. 3-14, 2015.

15.

Suzani Cassianivon LINSINGEN, Irlan ; Giraldi, P. M. ; RAMOS, Mariana Brasil . O GRUPO DICITE – DISCURSOS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. CIÊNCIA & ENSINO (ONLINE), v. 3, p. 1-19, 2014.

16.

Barbosa, A ; PEREIRA, J. C. ; Suzani Cassiani . A prática como componente curricular na formação de professores de Ciências: da racionalidade técnica para a racionalidade prática?. Tecné, Epistem y Didaxis, v. 1, p. 1, 2014.

17.

MOHR, A. ; LINHEIRA, Caroline Zabendzala ; Suzani Cassiani ; MOHR, Adriana . Desafios para o ensino de ciências na classe hospitalar: relato de uma experiência com pesquisa e ensino na formação de professores. Ciência & Educação, v. 19, p. 535-554, 2013.

18.

SIMAS FILHO, J. P. ; Suzani Cassiani . SENTIDOS SOBRE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Ensenanza de Las Ciencias, v. 1, p. 3339-3343, 2013.

19.

Geremias, B M ; Suzani Cassiani . CONTRIBUIÇÕES PARA A ANÁLISE DE PRÁTICAS DISCURSIVAS NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. Enseñanza de las Ciencias, v. 1, p. 2264-2260, 2013.

20.

Anjos, M. ; BEZERRA, I. ; Suzani Cassiani ; LINSINGEN, I. V. . A Produção de Sentidos sobre Segurança Alimentar e Nutricional durante a Formação Técnica de Trabalhadoras de Padarias Comunitárias // La producción de sentido sobre la seguridad alimentaria y nutrición durante una capacitación técnica de las trabajadoras. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, v. 2013, p. 213-231, 2013.

21.

Tomio, D. ; Suzani Cassiani . Dear Mr. Charles Darwin… Dear Mr. Fritz Müller: da correspondência entre o evolucionismo e o naturalista. Indícios para caracterizar a escrtia na ciência e no ensino de ciências. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 18, p. 263-281, 2013.

22.

FLÔR, Cristhiane Cunha ; Suzani Cassiani . ESTUDOS ENVOLVENDO LINGUAGEM E EDUCAÇÃO QUÍMICA NO PERÍODO DE 2000 A 2008 ? ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, p. 12-24, 2012.

23.

Suzani CassianiGIRALDI, P. M. ; LINSINGEN, I. V. . É possível propor a formação de leitores nas disciplinas de Ciências Naturais? Contribuições da análise do discurso para a educação em ciências. EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA, v. 22, p. 1, 2012.

24.

Suzani CassianiLINSINGEN, I. V. ; Lunardi, G. . Enfocando a Formação de Professores de Ciências no Timor-Leste. Alexandria (UFSC), v. 5, p. 189-208, 2012.

Citações:1
25.

Nicolli, Aline ; Suzani Cassiani . Das Histórias de Leitura e Escrita às Práticas Docentes de Leitura e Escrita de Futuros Professores de Ciências. Alexandria (UFSC), v. 5, p. 69-81, 2012.

26.

PEREIRA, P. B. ; Suzani Cassiani ; LINSINGEN, I. V. . O MEIO AMBIENTE E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Amazônia (UFPA), v. 9, p. 76-88, 2012.

27.

Tomio, D. ; Suzani Cassiani . SENTIDOS ATRIBUÍDOS À ESCRITA E À AUTORIA POR CIENTISTAS QUE DIVULGAM CIÊNCIA EM WEBLOGS: Indícios para refletir a escrita na Educação Científica. RIC@. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, v. 6, p. 1-23, 2012.

28.

Suzani CassianiLINSINGEN, I. V. ; GIRALDI, P. M. . Histórias de leituras: produzindo sentidos sobre ciência e tecnologia. Pro-Posições (Unicamp), v. 22, p. 59-70, 2011.

29.

LINSINGEN, I. V. ; Suzani Cassiani . Educação Cts Em Perspectiva Discursiva: Contribuições Dos Estudos Sociais Da Ciência E Da Tecnologia. Redes (Bernal), v. 16, p. 163-182, 2011.

30.

FLÔR, C. C. ; Suzani Cassiani . O que dizem os estudos da linguagem na educação científica?. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 11, p. 67-86, 2011.

31.

PAULA, G. S. ; Suzani Cassiani . O papel do professor da escola na formação do futuro docente de ciências: um discurso no silêncio. EntreVer – Revista das Licenciaturas, v. 1, p. 182-197, 2011.

32.

FLÔR, Cristhiane Cunha ; Suzani Cassiani . Condições de Produção de Leituras de estudantes em aulas de Química no Ensino Médio. Ensenanza de Las Ciencias, v. 1, p. 3349-3358, 2010.

33.

NASCIMENTO, T. G. ; Suzani Cassiani . Leituras de divulgação científica por licenciandos em Ciências Biológicas. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 8, p. 1-25, 2009.

34.

 Suzani Cassianivon Linsingen, Irlan . Formação inicial de professores de Ciências: perspectiva discursiva na educação CTS. Educar em Revista (Impresso), p. 127-147, 2009.

Citações:5
35.

PAULA, G. S. ; Suzani Cassiani . Novos sentidos para velhas questões: limites e possibilidades de uma proposta de ensino em aulas de ciência. Sobre Tudo, v. 1, p. 149-170, 2009.

36.

Suzani CassianiFLÔR, C. C. . QUANDO O DIZER DE UM SUJEITO É OBJETO DE PESQUISA: contribuições da Análise do Discurso Francesa para a compreensão da fala de professores em situação de entrevista.. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, p. 1-16, 2008.

Citações:1
37.

LAFFIN, M. ; Suzani Cassiani ; COSTA, A. . Flexibilização curricular e a categoria trabalho no contexto das DCNs. ForGrad em Revista, v. 3, p. 5-10, 2008.

38.

 Suzani CassianiNASCIMENTO, T. G. . Um diálogo com as Histórias de Leituras de futuros professores de ciências. Pro-Posições (Unicamp), v. 17, p. 105-136, 2006.

39.

Suzani Cassiani. CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM TEXTOS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, p. 1-14, 2006.

40.

GIRALDI, P. M. ; Suzani Cassiani . O funcionamento de analogias em textos didáticos de Biologia: questões de linguagem. Ciência & Ensino (UNICAMP. Impresso), v. 1, p. 1-12, 2006.

Citações:2
41.

 Souza, Suzani Cassiani de ; Almeida, Maria José Pereira Monteiro de ; Suzani Cassiani ; CASSIANI de SOUZA . Escrita no ensino de ciências: autores do ensino fundamental. Ciência e Educação (UNESP), FE – Unicamp, v. 11, n.1, p. 1-11, 2005.

42.

SOUZA, Carlos Eduardo Pilleggi de ; ORLANDINI, Maria Lucia ; Suzani Cassiani . AÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AMPLIANDO LIMITES NO TRABALHO JUNTO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. Discursos (Coimbra), Portugal, v. espec., p. 407-421, 2004.

43.

Suzani Cassiani; SOUZA, C. E. P. . Contribuições para a educação ambiental numa escola de ciências norte-americana.. Ciência & Ensino (UNICAMP. Impresso), FE-Unicamp, v. 11, p. 27-29, 2002.

44.

CASSIANI de SOUZASuzani Cassiani ; ALMEIDA, M. J. P. M. . A fotossíntese no ensino fundamental: compreendendo as interpretações dos alunos ciência e educação ciências. Ciência e Educação (UNESP), v. 8, p. 97-111, 2002.

45.

CASSIANI de SOUZASuzani Cassiani ; Almeida, Maria José Pereira Monteiro de . Leitura nas ciências do ensino fundamental: a Fotossíntese em textos originais de cientistas. Pro-Posições (Unicamp), v. 12, p. 110-125, 2001.

46.

Suzani CassianiALMEIDA, M. J. P. M. . Possibilidades, Equívocos e Limites do Professor/Pesquisador – Enfoque em Ciências. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), UFRGS, v. 1, n.1, p. 145-154, 1996.

47.

Suzani Cassiani. Supletivo Individualizado: Possibilidades, Equívocos e Limites no Ensino de Ciência. Trajetos (UNICAMP), FE-UNICAMP, v. 2, n.3, p. 21-37, 1995.