Produção bibliográfica – livros e capítulos
1.
MONTEIRO, B. ; SANTOS, D ; Suzani Cassiani ; SANCHEZ, C. ; OLIVEIRA, R. D. L. . Decolonialidades na Educação em Ciências. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2019. v. 1. 366p .
2.
Suzani Cassiani; von LINSINGEN, Irlan . Resistir, (Re) Exisitir e Reinventar a Educação Científica e Tecnológica. 1. ed. Florianópolis: Núcleo de Publicações da UFSC, 2019. v. 1. 400p .
3.
Flores, C ; Suzani Cassiani . Tendências conTemporâneas nas pesquisas em educação maTemáTica e cienTífica. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2013. v. 1. 210p .
4.
Suzani Cassiani; Henrique César da Silva (Org.) ; PIERSON, A. (Org.) . Olhares para o ENEM na Educação Científica e Tecnológica. 2. ed. Araraquara: Junqueira & Marin, 2013. v. 1. 367p .
5.
ALMEIDA, M. J. P. M. ; Suzani Cassiani ; OLIVEIRA, Odissea . Leitura e escrita em aulas de ciências. 1. ed. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2008. 250p .
6.
GUIMARAES, L. B. ; Suzani Cassiani . Tópicos especiais de educação em biologia. 1. ed. Florianópolis: UFSC, 2008. v. 1. 120p .
7.
SEARA, I. C. (Org.) ; SABINO, M. F. (Org.) ; Ostetto, L. (Org.) ; Suzani Cassiani (Org.) . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ESTÁGIOS: diálogos com a cultura escolar. 1. ed. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2008. v. 01. 250p .
8.
Suzani Cassiani; CARVALHO, D. C. ; SOUZA, M. ; COSTA, A. . Lugares, sujeitos e conhecimentos: a prática docente universitária. 1. ed. Florianópolis: UFSC, 2008. v. 1. 186p .
9.
SABINO, M. F. (Org.) ; Suzani Cassiani (Org.) ; SEARA, I. C. (Org.) . Formação de Professores: experiências e reflexões. 1. ed. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2006. v. 1. 184p .
10.
GUIMARAES, L. B. (Org.) ; BRUGGER, P. (Org.) ; Suzani Cassiani (Org.) ; ARRUDA, V. L. V. (Org.) . Tecendo Subjetividades em Educação e Meio Ambiente. 1a. ed. Florianópolis: Núcleo de Publicações – CED – UFSC, 2003. v. 01. 179p .
1.
BARBOSA, A. T. ; CASSIANI, SUZANI . Transnacionalização Curricular em Timor-Leste: tensões entre o Global e o Nacional. In: Bruno Monteiro; Débora Dutra; Suzani Cassiani; Celso Sanchez; Roberto D. Oliveira. (Org.). Decolonialidades na Educação em Ciências. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2019, v. 1, p. 1-366.
2.
BARBOSA, A. T. ; CAVALCANTI, C. ; PADILHA, R. ; RIBEIRO, S. ; CASSIANI, SUZANI . A colonialidade no Ensino de Ciências e Biologia: Reflexões sobre o Brasil e o Timor-Leste para pensar horizontes decoloniais. In: Pedro Teixeira, Roberto D. Oliveira, Gloria Queiroz. (Org.). Conteúdos Cordiais: Biologia Humanizada para uma Escola sem Mordaça. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2019, v. 1, p. 1-187.
3.
SILVEIRA, J C ; Suzani Cassiani . Formação de Jovens Talentos para a Ciência: produção, circulação e apropriações de um discurso,. In: Suzani Cassiani, Irlan von Linsingen. (Org.). RESISTIR, (RE)EXISTIR E (RE)INVENTAR A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. 1ed.Florianópolis: Núcleo de Publicações do CED, 2019, v. 1, p. 1-399.
4.
CASSIANI, S; Cavalcante, M. . Brazil and East Timor: Teacher Education Program and the Teaching of Portuguese Language. In: Sovon Sanyal; Arizangela Oliveira Figueiredo ;Márcia V. Cavalcante. (Org.). A LÍNGUA PORTUGUESA NA ÍNDIA E EM OUTRAS TERRAS. 1ed.Nova Délhi- India: Adroit Publishers, 2018, v. 1, p. 1-177.
5.
CASSIANI, S; Giraldi, P. M. ; RAMOS, Mariana Brasil ; LINSINGEN, I. V. . Contribuições do Grupo DiCiTE: Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação. In: CUSTÓDIO, J; COSTA, D.; FLORES, C.; GRANDO, R. C. (Org.). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT): contribuições para a pesquisa e ensino. 1ed.SÃO PAULO: Editora da Física, 2018, v. 1, p. 15-292.
6.
MOHR, Adriana ; CASSIANI, S . Concepção, Proposta e Execução da Prática como Componente Curricular no Curso de Graduação de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina. In: Adriana Mohr, Hamilton de Godoy Wielewicki. (Org.). Prática como componente curricular : que novidade é essa 15 anos depois?. 1ed.Florianópolis: NUP/CED, 2017, v. 1, p. 1-272.
7.
BARBOSA, A. T. ; CASSIANI, S . A Prática como Componente Curricular em um Curso de Formação de Professores de Biologia: sentidos e possibilidades. Prática como componente curricular : que novidade é essa 15 anos depois?. 2ed.Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017, v. 1, p. 1-272.
8.
Ramos, M. B ; von LINSINGEN, Irlan ; Suzani Cassiani . Ciência e tecnologia no Jornal Nacional ? um exercício de análise discursiva para se pensar o trabalho da linguagem televisiva em aulas de ciências. In: CHAVES, S; SILVA, C; BRITO, M. (Org.). CULTURA E SUBJETIVIDADE: PERSPECTIVAS EM DEBATE. 1ed.PARÁ: Editora LF, 2016, v. 1, p. 1-20.
9.
Barbosa, A ; Suzani Cassiani . Educação CTS na formação de professores de Biologia em Timor?Leste. In: PAULILO, V.; BARBOSA, A.. (Org.). LÍNGUA, CIÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TIMOR-LESTE. 1ed.Díli: Edição: Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento/Programa de Pós-graduação e Pesquisa da U, 2016, v. 1, p. 171-178.
10.
SIMAS FILHO, J. P. ; Suzani Cassiani . Circulando Sentidos no PISA: Análise de Discursos sobre Ciências e Tecnologias. In: PAULILO, V.; BARBOSA, A.. (Org.). Língua, Ciência e Formação de professores em Timor-Leste. 1ed.DÍLI, TIMOR LESTE: Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL, 2016, v. 1, p. 163-170.
11.
von LINSINGEN, Irlan ; Suzani Cassiani . Os estudos CTS e a perspectiva discursiva: reflexões teóricas sobre os sentidos de C e T na educação CTS na América Latina. In: Gonçalves, T. Macedo, F 7 Souza, F.. (Org.). Educação Em Ciências e Matemáticas. 1ed.Belém do Pará: Penso, 2015, v. 1, p. 239-255.
12.
Suzani Cassiani; Barbosa, A . Efeitos de colonialidade no currículo do ensino secudário geral em Timor-Leste: emancipação ou subalternidade. In: Guedes, M.D., Scartezini, R. A., Barbosa, A. T., Canarin, R. T., Rosalen, E. Ramos, A. G., Carvalho, S. S.. (Org.). Professores sem fronteiras: pesquisas e práticas pedagógicas em Timor-Leste. 1ed.Florianópolis: Núcleo de Publicações da UFSC, 2015, v. 1, p. 159-170.
13.
PEREIRA, P. B. ; SOARES NETO, F ; Suzani Cassiani . Formação Científica de Professores em Timor-Leste: análise de uma intervenção. In: Guedes, D.; Scartezini, R.; Barbosa, A.; Canarin, R.;Rosalen, E.; Ramos, A.; Carvalho, S.. (Org.). Professores sem Fronteiras: pesquisas e práticas pedagógicas em Timor-Leste. 1ed.Florianópolis: Núcleo de Publicações da UFSC, 2015, v. 1, p. 203-220.
14.
Barros, João H. A. ; Suzani Cassiani . As Ciências da Natureza no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): contribuições da Teoria Ator-Rede. In: Jose F. M. Araujo Cristina de Melo Valente. (Org.). Ator Rede e alem, no Brasil. 1ed.Paraiba: Editora da Universidade Estadual da Paraiba, 2014, v. 1, p. 1-347.
15.
Oliveira, Odisséa Boaventura de ; Nicolli, Aline ; Suzani Cassiani . ABORDAGENS SOBRE LINGUAGEM NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ALGUMAS IMPLICAÇÕES. In: Tatiana Galieta; Patricia Giraldi. (Org.). Linguagens e Discursos na Educação em Ciências. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2014, v. 1, p. 17-33.
16.
SIMAS FILHO, J. P. ; Suzani Cassiani ; FLÔR, C. C. . LEITURAS DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NO PISA: CIRCULANDO SENTIDOS EM AULAS DE CIÊNCIAS. In: Tatiana Galieta; Patricia Giraldi. (Org.). Linguagens e Discursos na Educação em Ciências. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2014, v. 1, p. 272-290.
17.
Geremias, B M ; Suzani Cassiani . Sentidos de tecnologia em animações educativas: De onde vem o papel?. In: Tatiana Galieta; Patricia Giraldi. (Org.). Linguagens e Discursos na Educação em Ciências. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2014, v. 1, p. 124-140.
18.
Nicolli, Aline ; Suzani Cassiani . Ensino de Ciências/Biologia: de histórias de leitura e escrita às práticas docentes de leitura e escrita em sala de aula. In: Aline Nicoli; Andera Lobo. (Org.). Amazônia em diálogo: da formação às práticas docentes na Educação Básica. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. 1, p. 111-132.
19.
LINSINGEN, I. V. ; Suzani Cassiani . Educação CTS em perspectiva discursiva: contribuições dos estudos sociais da ciência e da tecnologia. In: Cassiani, Silva & Pierson. (Org.). Olhares para o ENEM na Educação Científica e Tecnológica. 1ed.Araraquara: Junqueira Marin, 2013, v. 1, p. 19-32.
20.
ZIMMERMAN, N. ; Barros, João H. A. ; Suzani Cassiani ; LINSINGEN, I. V. . Sentidos sobre Ciência e Tecnologia no exame nacional do Ensino Médio. In: Cassiani, Silva & Pierson. (Org.). Olhares para o ENEM na Educação Científica e Tecnológica. 1ed.Araraquara: Junqueira Marin, 2013, v. 1, p. 53-86.
21.
Barros, João H. A. ; GIRALDI, P. M. ; Suzani Cassiani . Trabalhando relações CTS a partir de questões do Enem 2007. In: Cassiani, Silva & Pierson. (Org.). Olhares para o ENEM na Educação Científica e Tecnológica. 1ed.Araraquara: Junqueira Marin, 2013, v. 1, p. 87-110.
22.
PEREIRA, P. B. ; SIMAS FILHO, J. P. ; Sell, F. ; Suzani Cassiani . Leituras do Enem e possibilidade de sentidos nos anos finais do ensino fundamental. Olhares para o ENEM na Educação Científica e Tecnológica. 1ed.Araraquara: Junqueira Marin, 2013, v. 1, p. 125-140.
23.
Suzani Cassiani. Aprendendo a conversar ciências no Ensino Fundamental .. In: Claudia Flores; Suzani Cassiani. (Org.). Tendências conTemporâneas nas pesquisas em educação maTemáTica e cienTífica. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2013, v. 1, p. 1-12.
24.
Nicolli, Aline ; OLIVEIRA, Odissea ; Suzani Cassiani . A LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: um estudo a partir dos enpecs. In: Claudia Flores & Suzani Cassiani. (Org.). Tendências conTemporâneas nas pesquisas em educação maTemáTica e cienTífica. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2013, v. 1, p. 1-12.
25.
NASCIMENTO, T. G. ; Suzani Cassiani . Mediações discursivas e modos de leitura de textos de divulgação científica na formação inicial de professores de ciências. In: Tatiana Galieta Nacimento. (Org.). Ensino de Ciências em Programas de Pós-Graduação no Brasil: Tendências e Pesquisas. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. 1, p. 135-162.
26.
STRAPAZZON, M. ; Suzani Cassiani . Discursos acerca do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro em aulas de ciências. In: Vera Lícia Vaz de Arruda; Natalia Hanazaki. (Org.). Tecendo Reflexões em Educação e Meio Ambiente. 1ed.Florianópolis: editora UFSC, 2011, v. 01, p. 91-102.
27.
Suzani Cassiani. Lenguajes e Historias de la Apropiación Social de la Ciencia y la Tecnología, perspectivas educativas. In: Tania Perez Bustos; Marcela Lozano Borda. (Org.). CIENCIA, TECNOLOGÍA Y DEMOCRACIA: REFLEXIONES EN TORNO A LA APROPRIACIÓN SOCIAL DEL CONOCIMENTO. 1ed.Medellin: Universidade EAFIT, 2011, v. 1, p. 45-60.
28.
NASCIMENTO, T. G. ; Suzani Cassiani . Funcionamento de textos de divulgação científica na formação inicial de professores de ciências. In: Gisnaldo Amorim Pinto. (Org.). DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E PRÁTICAS EDUCATIVAS. Curitiba: CRV, 2010, v. 1, p. 43-67.
29.
Suzani Cassiani; COSTA, A. . Alguns limites e possibilidades no trabalho com professores universitários: enfocando o programa PROFOR-UFSC. In: Cassiani/Souza, S.; Carvalho, D. C.; Souza, M.; Costa, A.. (Org.). Lugares, sujeitos e conhecimentos: a prática docente universitária. 1ed.Florianópolis: UFSC, 2008, v. 1, p. 21-32.
30.
Suzani Cassiani; LINSINGEN, I. V. ; PEREIRA, P. B. . Repensando a formação de professores de ciências numa perspectiva CTS: algumas intervenções.. In: Izabel Christine Seara; Maria de Fátima Sabino Dias; Luciana Esmeralda Ostetto; Suzani Cassani.. (Org.). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ESTÁGIOS: Diálogos com a prática escolar. 1ed.Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2008, v. 1, p. 85-102.
31.
Suzani Cassiani. Leituras da fotossíntese em alguns textos didáticos de ciências. Ambientes da Ecologia: perspectivas em política e educação. 1ed.Santa Maria: Editora UFSM, 2007, v. 1, p. 187-218.
32.
ALMEIDA, M. J. P. M. ; Suzani Cassiani ; Henrique César da Silva . Perguntas, respostas e comentários dos estudantes como estratégia na produção de sentidos em sala de aula. In: Roberto Nardi; Maria José de Almeida. (Org.). Analogias, Leituras e Modelos no Ensino da Ciência. 1aed.São Paulo: Escrituras, 2006, v. 1, p. 61-76.
33.
SCHMALL, A. ; ZIMMERMAN, N. ; GIRALDI, P. M. ; SILVA, H. C. ; Suzani Cassiani . Limites e Possibilidades do Estágio Curricular no Processo de Formação Inicial de Professores. In: DIAS, M.F.S; SOUZA, S.C.; SEARA, I.C.. (Org.). Formação de Professores: Experiências e Reflexões. 1ed.Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2006, v. 1, p. 65-76.
34.
Suzani Cassiani; SOUZA, Carlos Eduardo Pilleggi de . Se a linguagem e o pensamento são humanos… é possível fugir do antropocentrismo?. In: Leandro B. Guimarães; Paula Brugger; Suzani C. Souza; Vera L. Arruda. (Org.). Tecendo subjetividades em educação e meio ambiente. Florianópolis: Núcle de Publicações CED-UFSC, 2003, v. , p. 65-76.